![]() |
| Reprodução / Pexels |
97% dos consumidores pesquisam sobre o produto antes de comprar, o que significa que tão importante quanto converter um potencial cliente, é se tornar uma opção confiável para futuras necessidades de compra.
O ecommerce como nova forma de consumir mudou o comportamento do cliente, que antes se encontrava a mercê de grandes lojas da região e passou a ter acesso a centenas de opções de compra online. Porém, também o deixou mais atento: quem não conhece alguma história de oferta fora do comum que, após o pagamento, nunca chegou? E assim, o cliente é hoje muito mais exigente do que na década passada. Ele sabe o que busca, como encontrar, avalia se a promoção ofertada é realmente vantajosa, e busca tudo isso numa marca confiável.
A transparência e o respeito dos processos por trás do produto na vitrine é uma ótima forma de aumentar o reconhecimento e a confiança na marca. E um conteúdo que ajuda nisso é o que mostra o que acontece por trás das cortinas.
Abrir seus bastidores é uma inesgotável fonte de conteúdo afinal sempre há algo interessante acontecendo. E se você acha que ninguém se interessa pelo processo por trás de cada criação, estou aqui para te fazer repensar com ótimos motivos o porquê você precisa mostrar seus bastidores. E pra ontem!
Motivo #1 - Porquê pessoas se relacionam com pessoas.
Ainda é comum no Marketing encontrarmos definições de buyer persona como "mulher, de 18 a 50 anos, interessada em jardinagem", ignorando todos os outros interesses, paixões e necessidades a respeito deste público.
Na verdade, você quer alcançar a Janaína, de 30 anos, que após o trabalho senta e cuida das suas plantinhas como forma de desafogar do estresse no escritório, enquanto toma um bom chá de erva-cidreira. Após esse momento de descanso, ela gosta de preparar o jantar, mas sempre dando preferência a utilizar temperos que ela mesma cultivou. Veja só quantas informações valiosas se perdem quando o desenvolvimento da persona é subestimado.
Quando você mostra que por trás daquela bela muda de alecrim a venda há uma politica de qualidade a respeito de qual fertilizante é utilizado, uma equipe cuidadosa que gerencia as horas de sol que a muda recebe diariamente, e dá dicas valiosas de como cuidar do tempero como um profissional, sua imagem soa muito mais humana. Isso pode até não fazer diferença na decisão da mulher de 18 a 50 anos que se interessa por jardinagem em geral, mas com certeza fará para a Janaína. 😉
Motivo #2 - Porquê pessoas são curiosas.
Você já teve vontade de saber o que aquela correria dentro do McDonald's que você vê do balcão significa, e eu também. E provavelmente já ouviu alguma história de um amigo de um amigo seu que trabalhava lá e via coisas tenebrosas acontecendo. A curiosidade é o que nos faz humanos, não dá pra correr disto.
A rotina pode te fazer pensar que o processo não é interessante, mas acredite em mim, nós queremos saber!
Eu adoraria saber como eu envio uma foto para o rapaz da gráfica e ele transforma numa almofada, por exemplo. É com calor? É impresso direto no tecido? A máquina já costura a almofada, ou ela é costurada depois? A curiosidade me mata! Mas não deixe que mate seus clientes.
Dê a eles o que eles querem saber, mostre a equipe que faz tudo ser possivel, deixe-os mais perto da sua marca ao mostrar o bolo de aniversário que compraram para comemorar o aniversário de um funcionário - afinal, é mais facil de se identificar com um lugar onde você adoraria trabalhar.
Motivo #3 - Porquê demonstra valor - o que justifica preço.
Um nicho sem uma forte concorrência é como uma agulha no palheiro, em especial no Brasil empreendedor que temos a sorte de vivenciar desde a ultima década. Sendo assim, competir em preço/prazo de entrega é uma tarefa complicada.
Inspirar confiança e proximidade é destacar o valor de sua marca e sair na frente dos grandões.
Vamos exemplificar que você tem uma pizzaria. Mostre a qualidade dos ingredientes, a higiene rigida do espaço, a organização dos pedidos e o processo de desenvolvimento de um novo sabor. Você não tem um valor mais em conta que o da Pizzaria Mais Famosa da Cidade, mas eles também não tem o mesmo cuidado e padrão de qualidade que seu negócio tem. E como eu sei? Eles nunca me mostraram!
E vamos lá, quantas vezes você se rendeu ao acessar o Instagram e ver os stories da sua lanchonete favorita mostrando o mais novo lanche deles fresquinho, com aquela carinha ótima e saindo fumaça, e correu pra fazer seu pedido pelo aplicativo?
Conclusão
- Você não está convencendo um algoritmo a comprar, portanto mostre-se de carne e osso e assim aproxime-se de seu cliente.
- Pessoas não se resumem a uma ou duas informações. Você não sabe o fator decisivo que irá inspirar a ação, portanto dê informações que talvez façam a diferença: a qualidade, a logistica, os cuidados. Isso pode desempatar sua venda.
- Pessoas são curiosas, dê o que elas querem .
- Mostrar a forma como você trabalha ajuda a enaltecer seus valores enquanto marca. Você preza por qualidade no sabor, e ao mostrar sua cozinha é possível ver produtos de ponta no estoque. Isso é tudo que seu cliente espera ver.

0 Comments:
Postar um comentário